18/06/2011 13:27

Caso Prático: Modelando um Sistema de Academia de Ginástica

Introdução

É modelando sistemas que se aprende modelagem de sistemas.  E pensando desta forma que vamos começar modelando um sistema de academia de ginástica. Neste artigos vamos estar elaborando inicialmente os diagramas de caso de uso e de classes de domínio para em artigos posteriores complementar com diagramas de atividade, sequencia e demais diagramas se forem necessários para complementar a modelagem.

  

Estudo de Caso Academia de Ginástica 

 A academia de ginástica Boa Forma oferece atividades esportivas ( natação, ginástica aeróbica, dança, musculação, etc.) em várias filiais.

As atividades oferecidas em cada filial, bem como o horário e o número de vagas, são definidos pela Coordenação Esportiva.

O valor das mensalidades é fixado mensalmente pela Coordenação Administrativa, em função do tipo de atividade, época do ano, índices inflacionários, valores cobrados pelos concorrentes e localização da filial.

A contratação de professores é feita pela Coordenação Esportiva. A remuneração dos professores corresponde a 30% do valor das mensalidades efetivamente pagas pelos seus alunos. O valor a pagar a cada professor é calculado no dia 5 de cada mês, com base nos valores efetivamente pagos pelos alunos no mês anterior ( inclusive multa ).

As mensalidades vencem sempre no dia 20. Todo dias 10 devem ser emitidos avisos de cobrança para os alunos, os quais são remetidos pelo correio. As mensalidades são pagas na secretaria da própria filial.

A taxa de matrícula corresponde à mensalidade do mês corrente, a qual é cobrada no ato da matrícula.

Alunos com mensalidade em atraso ficam impedidos de participar da atividade, até a regularização do débito. O valor de uma mensalidade em atraso é calculado com base no valor da mensalidade vigente no dia do pagamento, acrescido de multa de 10%.

Alunos com 15 dias de atraso no pagamento de uma mensalidade devem receber uma solicitação de regularização de débito. Com 30 dias de atraso, o aluno tem sua matrícula cancelada, sendo notificado do fato.

No final do dia a Coordenação Administrativa deve receber um relatório, organizado por filial, contendo matrículas efetuadas no dia, matrículas canceladas no dia e o número de vagas ainda disponíveis em cada atividade esportiva. Ao final do mês deve ser gerado um relatório consolidando o movimento mensal de matrículas de cada filial. Esses relatórios são utilizados para avaliar a performance do gerente da filial.

 

 

Identificação dos Atores

Com base na descrição do estudo de caso acima, também conhecida como mini-mundo, vamos começar com a identificação dos atores do sistema para obter uma lista de atores do sistema. Podemos identificar os atores considerando qualquer elemento, ( uma pessoa, um outro sistema, um dispositivo de hardware, uma máquina, o tempo ), que interage com o sistema de alguma forma, executando tarefas ou realizando atividades que são necessárias, que agregam valor para o negócio. Um ator pode ser uma pessoa, um outro sistema, um dispositivo de hardware ou uma maquina. Também podemos ter um ator Tempo que usamos para modelar uma atividade que é iniciada em função do tempo, como por exemplo, a geração mensal de uma fatura para envio ao cliente. Os atores que identificamos na academia de ginastica são: Coordenação Esportiva, Coordenação Administrativa, Secretaria, Aluno, Professor , Gerente da Filial e o Tempo. Mas como podemos saber se estes são realmente os atores do sistema?

 

Como os atores interagem com o Sistema

Os atores do sistema são aqueles que interagem com o sistema, sendo de forma ativa, enviando informações para o sistema, iniciando processos no sistema ou simplesmente recebendo informações do sistema, notificações ou mensagens. Desta forma podemos relacionar as atividades que são realizadas por cada ator. Se um ator nao tiver nenhuma atividade relacionada então ele não é um ator no sistema. Retornando a descrição do estudo de caso acima podemos obter uma lista de atividades por ator. A lista de atividades por ator é uma ferramenta útil para identificar as tarefas e atividades realizadas por cada ator e como resultado validar a lista de atores do sistema. Vamos então montar a nossa lista de atividades do sistema conforme abaixo:

  

Ator Como o ator interage com o Sistema
Coordenação Esportiva

informa as atividades por Filial, com horário e numero de vagas da atividade

contrata e demite professores

Coordenação Administrativa

informa o valor das mensalidades de acordo com a atividade, filial, indice inflacionario e época do ano

analisa relatorio diario contendo movimento de matriculas e quantidade de vagas disponiveis

Secretaria

registra o pagamento de mensalidade 

matricula aluno em atividade

cancela matricula de aluno

Aluno Recebe aviso de cobrança de mensalidade
Gerente da Fiilal analisa relatorio mensal organizado por filial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elaborando o Diagrama de Casos de Uso

Tendo identificado os atores e como cada ator interage com o sistema, isto é conhecendo as atividades que são realizadas por eles, chegou a hora de elaborar o diagrama de casos de uso que vai representar graficamente as funcionalidades que o sistema deverá ter, como os atores usam estas funcionalidades e os relacionamentos existentes entre elas. Com base nas informações que temos podemos elaborar o diagrama de casos de uso conforme abaixo: 

Perceba que algumas atividades que foram identificadas na lista de atividades não estão descritas na descrição do estudo de caso. As atividades demitir professor e matricula aluno em atividade são exemplos. Embora estas atividade não tenham sido descritas no mini-mundo elas são necessárias ao sistema. Um professor contratado pode ser demitido algum dia. Da mesma forma, um aluno precisa estar matriculado em uma atividade antes de poder frequentar as aulas. Estes são algums exemplos de que algumas vezes uma atividade identificada pode gerar outras atividades necessárias e que devem ser suportadas pelo sistema. 

Ainda analisando o Diagrama de Casos de Uso perceba que o Ator Tempo é responsável  por varios casos de uso que ocorrem periodicamente, em função do tempo. São os casos de uso Emitir Relatorio Diario e Emitir Relatorio Consolidado que são executados diariamente e mensalmente. Os casos de uso Emitir Notificação de Cobrança, Solicitar Regularização de Débito e Notificar Cancelamento de Matricula são outros exemplos de casos de uso que são ativados pelo tempo pois a ocorrencia destes casos de uso depende da quantidade de dias em atraso da mensalidade do aluno. Nestes casos o tempo é o ator pois ele determina a execução destes casos de uso. Perceba ainda que estes casos de uso possuem atores que recebem informação, ou seja, interagem com o sistema de forma passiva.

—————

Voltar


Contato

Fernando De Siqueira