17/05/2011 12:00

Explicando a UML

Explicando a UML

 

Introdução


O verdadeito teste de seu conhecimento de algum conceito acontece quando voce tem que explicar o conceito para uma pessoa que desconhece o assunto. No dia a dia de quem trabalha com tecnologia de informacao, e especificamente, com projetos de sistemas de informação, o maior desafio é realmente ser capaz de transmitir uma informacao para outra pessoa que possui pouco ou nenhum conhecimento em tecnologia. Voce simplesmente nao pode usar termos tecnicos que se tornam uma barreira para a comunicação com seus usuários e clientes. Precisamos entao encontrar uma forma de transmitir as idéias e conceitos para os usuários de forma que eles entendam, e portanto precisamos de uma forma de conseguir transmitir as idéias e comunicar com eficiencia com os nossos usuários e clientes.


Linguagem Universal


Vamos começar com um exemplo simples. Vamos supor que eu escreva no quadro a sentença: 1 + 1 = . Bem qualquer pessoa no mundo saberá o que estou tentando dizer. Isto porque a matematica possui uma linguagem universal, com simbolos usados universalmente. Isto facilita a comunicação e é um bom exemplo de uma notação universal, o sistema de números, usado no mundo inteiro. Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, desde que seja alfabetizada e que tenha frequentado o ensino fundamental, consegue entender uma expressão matemática.

Agora vamos a um exemplo mais elaborado. Suponha que eu desenhe um triangulo no quadro.

 

E então em acrescento um pequeno detalhe no triangulo mas que transmite uma idéia importante.


 
Eu acrescentei um pequeno quadrado no canto inferior esquerdo do triangulo. Veja que agora o significado deste desenho porque agora eu tenho um trangulo retangulo porque o pequeno quadrado é um simbolo conhecimento no mundo inteiro como indicador de que se trata de um triangulo retangulo. Eu também posso dar nomes aos lados do triangulo, tipo A, B e C conforme abaixo:


 
E novamente qualquer pessoa que estudo geometria, em qualquer lugar do mundo, pode entender o desenho. Temos portanto um diagrama que representa uma figura geométrica que é compreendida facilmente. Temos um diagrama com semantica, isto é, com significado. Esta é uma ótima forma para transmissão de idéias e que possui algumas características interessantes:

  • Utiliza uma notação gráfica;

  • É uma forma de comunicação bem objetiva, isto é, vai direto ao ponto, sem perda de tempo;

  • Sem ambiguidades. Não permite dupla interpretação. 

 

Notações para Modelagem de Software

 

Será que podemos usar esta abordagem na modelagem de sistemas? Claro que sim. Os cientistas de ciencia da computação compreenderam que era necessário, tal como na matemática, haver uma notação que pudesse ser  usada para comunicação entre as pessoas envolvidas no desenvolvimento software. Precisava ser uma notação simples e ao mesmo tempo completa e que pudesse ser facilmente compreendida. Esta notação seria usada na elaboração de modelos que seriam apresentados em reuniões para as equipes e facilitaria a troca de informações com o usuário.

Ao longo dos anos os cientistas foram desenvolvendo seu trabalho neste sentido e foram surgindo notações diferentes usadas em diversas metodologias. Posso citar algumas como a OMT e FUSION. Cada notação possuía seus próprios símbolos, diagramas para expressar muitas vezes os mesmos conceitos, mas de forma diferente. Ou seja, não havia uma notação comum para modelagem de software. Era como se cada escola usa-se uma forma diferente de desenhar um triangulo retangulo. Não era dificil haver situações em que dois analistas de sistemas de empresas diferentes e com metodologias diferentes tivessem dificuldades em trabalhar juntos já que cada um usava uma metodologia diferente, com uma notação diferente. Não havia uma convensão universal para modelagem de software.

 

A UML como notação universal

 

Em algum momento estes cientistas perceberam pontos em comum nas metodologias e que algumas metodologias se complementavam. Foi quando decidiram trabalhar juntos e em 1997 a UML surgiu como uma notação comum, universal para a modelagem de software. Em pouco tempo a UML se tornou a notação padrão de mercado para modelagem de software.

Com o aparecimento da UML os analistas passaram a ter um vocabulário gráfico comum para conversar sobre modelagem de software. A troca de idéias passou a ser natural, todos falavam a mesma lingua. Agora era possivel desenhar diagramas complexos que poderiam ser compreendidos por todos sem dificuldade, era possivel trabalhar em diferentes níveis de abstração na modelagem de sistemas.

As grandes empresas da área de tecnologia da informação ( IBM, Sun, Oracle, Microsoft, HP ) aprovaram a UML e isso foi um grande passou para sua consolidação no mercado. Finalmente, a OMG ( Object Managment Group ), uma organização internacional de padrões para orientação a objetos, ratificou a UML como padrão para modelagem de software.

 

Conclusão

 

A UML representa o fim da 'Torre de Babel' das notações para modelagem de software e se constitui sem duvida em uma ferramenta valiosa para modelagem de software. Ela possui uma notação simples, objetiva e permite a modelagem de software com muita riquesa de recursos graça a seus diferentes diagramas que permitem ao analista explorar o modelo do sistema a partir de diferentes visões. Alem disso existem diversas ferramentas de modelagem que oferecem suporte a UML, permitindo assim a modelagem visual de sistemas, com integração com código em várias linguagens de programação.

 

 

—————

Voltar


Contato

Fernando De Siqueira